
- O objetivo principal, minha meta, meu sonho, é trazer uma franquia da NBA para o México, talvez em cinco ou dez anos. É uma esperança minha, um sonho, mas é possível -disse Nájera.
Para Eduardo Nájera, o México está pronto para receber uma equipe profissional de basquete, futebol americano e beisebol, porque tem um grande mercado e muitos torcedores. Atualmente, dois times canadenses estão nas ligas mencionadas por ele (Toronto Raptors na NBA e Toronto Blue Jays na MLB, de beisebol).
- É difícil, mas não impossível. A NBA tem suas regras, mas no final isso é um negócio, e se o Canadá conseguiu, por que nós não? Seria um processo longo, para o futuro – afirmou o mexicano.
Nájera se aposentou aos 36 anos, depois de 12 anos jogando na liga americana. Selecionado no draft pelo Houston Rockets, começou sua carreira na NBA defendendo o Dallas Mavericks. Passou ainda por Golden State Warriors, Denver Nuggets, New Jersey Nets e Charlotte Bobcats, seu último time. O mexicano disputou 619 jogos e conseguiu médias de 4,9 pontos, 3,7 rebotes e 0,4 tocos.
- Minha meta era jogar dez anos na NBA. Só 3% dos jogadores conseguiram isso, e eu joguei 12. Saio satisfeito. As lesões foram um desafio a mais em minha carreira, não um problema.