O Skate surgiu nos anos 60 e foi uma adaptação que os surfistas da Califórnia fizeram para poder assim aproveitar as ruas, além do mar. Os primeiros campeonatos surgiram em 1965 e logo tornaram o esporte muito popular, conquistando os jovens que buscavam sempre inovar e aprender novas manobras radicais.
Quanto mais se passava o tempo, novas manobras iam surgindo e quanto mais difíceis eram essas manobras, mais os jovens se interessavam pelo esporte e mais queriam aprender e aperfeiçoar as técnicas que eram usadas. Não foi difícil perceber como oSkate já havia tomado conta da preferência dos jovens. E assim como o surf, o Skateé um esporte democrático que abre espaço para homens e mulheres. Apesar ainda da participação feminina ser pequena, não é raro você ver uma menina com um Skate debaixo dos braços e fazendo manobras mais radicais que muitos rapazes por aí.

Tanta popularidade do Skate fez com que em 2008 fosse construída uma Mega Rampa no Brasil. Uma rampa capaz de desafiar e colocar medo nos skatistas mais famosos e experientes. Poucos são os que têm coragem de descê-la. É um show que vale a pena ser visto; um dos mais impressionantes do Skate.
O Skate é formato por 8 partes, só assim que o Skate pode funcionar perfeitamente. O primeiro deles é o shape ou a tabua de madeira que faz com que o skatista faça as manobras. As tabuas são de vários formatos e cores diferentes; tudo depende do gosto do skatista. Para a prática do Skate são necessários vários acessórios como capacete, protetores de cotovelo e joelho, luvas e outros.
As partes principais do Skate são: Mesa, Trucks, Amortecedores, Rodas, Rolamentos, Parafusos e Lixa.
As Modalidades mais conhecidas do Skate: Street Style, Vert ou Vertical (Half-Pipe,Pool Riding, Big Air, Downhill Slide), Freestyle, Longboard downhill, DownHill Stand-up (SPEED), e Mini-rampas.
Tem como manobras mais elementares: Ollie, Shove-It, Flip!
